ATIVIDADES – PRIMEIRO SEMESTRE 2019

28/02/2019 10:27

Curso de Monitores da Ação Gerontológica – CMAG/NETI (4 semestres)

Vagas – 30

Data/horário: Segunda-feira e Quarta-feira / 14h – 16h

Objetivos: Promover a educação para o envelhecimento individual e coletivo através do conhecimento aplicado em gerontologia, com vistas a prática do voluntariado.


Contação de Histórias (2 semestres)

Vagas – 25

Data/horário: Segunda-feira/ 14h – 16h

Objetivos: Resgatar o papel do idoso contador de histórias, estimulando sua atuação com pessoas de diferentes faixas etárias.


Alemão para iniciantes (2 semestres)

Vagas – 15

Data;/horário: Segunda-feira / 10h – 12h

Objetivos: Desenvolver a habilidade e conhecimento da língua Alemã, e a capacidade de leitura, escrita e diálogo em ambiente de sala de aula. De modo que o aluno se sinta confortável com o uso básico do vocabulário, por meio frases simples.


Esperanto

Vagas – 15

Data/horário: Quarta-feira / 10h – 12h

Objetivos: Desenvolver a habilidade e conhecimento da língua Esperanto, para a capacidade de leitura, escrita com produção de texto e diálogo em ambiente de sala de aula.


Introdução à língua italiana por meio da literatura

Vagas – 25

Data/horário: Quinta-feira / 10h – 12h

Objetivos: Desenvolver o conhecimento da língua italiana por meio da literatura, e como língua de memória e comunicação, bem como o contato intercultural em sala de aula.


Italiano para Iniciantes (2 semestres)

Vagas – 25

Data/horário: Segunda-feira / 8h30 – 10h

Objetivos: Proporcionar um primeiro contato com a língua e a cultura italiana, através de atividades de leitura, do estudo e análise da gramática em nível iniciante.


Italiano através da gastronomia do Bel Paese

Pré-requisito: Ter cursado no mínimo dois semestres de Língua Italiana no Neti.

Vagas – 25

Data/horário: Sexta-feira / 10h – 11h:30

Objetivos: Desenvolver o conhecimento da língua e cultura italiana por meio da Gastronomia e da Culinária. O curso é estruturado a partir de algumas das principais receitas e pratos típicos, oportunizando também um conhecimento mais amplo sobre a história, a geografia da região de origem e a sua cultura.


Italiano Conversação

Pré-requisito: Ter cursado no mínimo dois semestres de Língua Italiana no Neti.

Vagas – 13

Data/horário: Segunda-feira / 10h – 11h:30

Objetivos: Proporcionar aos alunos um ambiente favorável à conversação e prática da língua italiana.


Introdução ao Inglês (2 semestres)

Vagas – 30

Data/horário: Quinta-feira / 08h:00 – 10h:00

Objetivos: Levar o aluno a se sentir confortável com o uso básico do idioma. Para atingir este objetivo o aluno deve ter a capacidade de usar um vocabulário introdutório com frases simples. O aluno será orientado a pronunciar palavras corretamente.


Francês para Iniciante (2 semestres)

Vagas – 15

Data/horário: Quinta-feira / 14h – 16h

Objetivos: Desenvolver as performances oral, escrita e gramatical, em nível iniciante na língua francesa. Aprender a usar a língua francesa em situações concretas de interação. Apreciar uma nova língua e cultura em sala de aula.


Espanhol III Intermediário

Pré-requisito: Ser aprovado no teste de nivelamento que será realizado no dia 11 de março de 2019 (Horário: 15 as 17h) no NETI.

Vagas – 5

Data/horário: Quarta-feira / 14h30 – 16h

Objetivos: Desenvolver o estudo da língua Espanhola, em nível intermediário, que permitam ao aluno compreender e produzir textos de situações da vida cotidiana, suas experiências e histórias de vida.


Oficina a Arte da Saúd

Vagas – 40

Data/horário: Quarta-feira / 14h-16h

Objetivos: Promover a educação em saúde através de abordagens teórico-práticas de diversas áreas, tais como: Educação Física; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Odontologia; Estética; Psicologia, dentre outras. Estimular a troca de experiências e integração entre os participantes.


Estimulação da memória e da comunicação de idosos

Vagas – 15

Data/horário: Quinta-feira / 8h:30 – 9h:30

Objetivos: Desenvolver atividades e estratégias de memorização. Realizar encontros de estimulação da memória e comunicação em grupo, com vistas a promoção da saúde.


Nutrição e Memória

Vagas – 30

Data/horá: Sexta-feira / 14h – 16h

Objetivos: Proporcionar conhecimento sobre a importância da alimentação saudável na preservação da memória. Abordar a influência da alimentação no processo natural do declínio cognitivo no envelhecimento.


Psicologia do Desenvolvimento

Vagas – 20

Data/horário: Quinta-feira / 10h – 12h

Objetivos: Proporcionar conhecimentos sobre as peculiaridades do Desenvolvimento humano, através de estudos das Teorias Psicológicas e atividades práticas.


Mindfulness e Yoga

Vagas – 40

Data/horário: Quarta-feira / 7h45 – 09h

Objetivos: Proporcionar práticas de mindfulness e Yoga em grupo, propiciando experiência e conhecimentos de promoção da saúde, prevenção e autocuidado.


Yoga para a Terceira Idade

Vagas – 25

Data/horário: Quarta-feira / 15h30 – 16h30

Objetivos: Oferecer uma vivência semanal de prática de Yoga, em grupo.


Matemática e Ação de Vida (3 semestres)

Pré-requisito: Conhecer os números, operações básicas e frações.

Vagas – 11

Data/horário: Sexta-feira / 09h – 11h

Objetivos: Exercitar a matemática como uma ação de vida pessoal, de convivência e de estímulo a memória. Desenvolver e auxiliar na manutenção do conhecimento da matemática no cotidiano, através do exercício das operações básicas.


Oficina Dança e Movimento na Terceira Idade

Vagas – 20

Data/horário: Quarta-feira / 14h – 15h

Objetivos: Exercitar a expressão corporal e a criatividade através da dança, proporcionando a participação igualitária das pessoas em grupo.


Oficina de Teatro

Vagas – 30

Data/horário: Terça-feira / 14h – 16h

Objetivos: Incentivar a memória, a expressão corporal, a postura, a leitura e interpretação de textos e o improviso para a descoberta de valores e talentos.


Cultura Japonesa através da Culinária e Gastronomia 

Vagas – 15

Data/horário: Segunda-feira / 14h – 16h

Objetivos: Interagir e Conhecer os valores Culturais da Gastronomia e Culinária Japonesa. Compreender o papel da gastronomia e da culinária como agente de transformação, através dos hábitos, costumes, valores culturais e educativos na sociedade.


Histórias da música popular no Brasil – Carnaval carioca

Vagas – 35

Data/horário: Quinta-feira / 16h30 – 18h30

Objetivos: Escutar, ler e discutir a respeito de movimentos, canções, personagens e estudos envolvidos na produção da música popular no Brasil, com destaque ao tema: Carnaval Carioca.


Histórias da Música Popular no Brasil – Elis Regina

Vagas – 35

Data/horário: Terça-feira / 16h30 – 18h30

Objetivos: Escutar, ler e discutir a respeito de movimentos, canções, personagens e estudos envolvidos na produção da música popular no Brasil, com destaque ao tema: Elis Regina.


Talentos da Memória Literária

Vagas – 15

Data/horário: Segunda-feira / 14h – 16h

Objetivos: Tecer contos e versos, com criações literárias de forma real, ficcional e ou metafórica, a partir de lembranças de histórias pessoais. Incentivar a discussão e leitura reflexiva de autores catarinenses e brasileiros.


Cultura e Arte Italiana

Vagas – 20

Data/horário: Sexta-feira / 10h – 12h

Objetivos: Conhecer aspectos relevantes da arte e cultura italiana. Resgatar características da imigração italiana  no Brasil e refletir sobre as diferenças culturas entre as culturas Italiana e Brasileira.