ATIVIDADES DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019

Nutrição e Memória

Vagas – 30

Data/horário: Sexta-feira / 14h – 16h

Objetivos: Proporcionar conhecimento sobre a importância da alimentação saudável na preservação da memória. Abordar a influência da alimentação no processo natural do declínio cognitivo no envelhecimento.

Oficina a Arte da Saúde

Vagas – 40

Data/horário: Quarta-feira/ 14h – 16h

Objetivos: Promover a educação em saúde através de abordagens teórico-práticas de diversas áreas, tais como: Educação Física; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Odontologia; Estética; Psicologia.

Talentos da Memória Literária

Pré-requisito: Ser alfabetizado.

Vagas – 15

Data/horário: Segunda-feira / 14h – 16h

Objetivos: Tecer contos e versos, com criações literárias de forma real, ficcional e ou metafórica, a partir de lembranças de histórias pessoais. Incentivar a discussão e leitura reflexiva de autores.

Italiano para iniciantes (2 semestres)

Data/horário: Segunda-feira / 10h – 12h

Objetivos: Possibilitar um primeiro contato com a língua e a cultura italiana, em nível básico.

Ensino e prática da matemática por meio de atividade lúdica

Vagas – 10

Data/horário: Terça-feira / 16h – 18h

Objetivos: Proporcionar um melhor entendimento de operações básicas/avançadas de matemática, de forma lúdica, tornando oportuno assim um aprendizado através do entretenimento

Inglês para iniciantes – Turma 1

Data/horário: Sexta-feira/ 14h – 16h

Objetivos: Iniciar o aluno na prática e compreensão da língua Inglesa, e introduzir a pronúncia, gramática e vocabulário básico da língua Inglesa

Gerontologia Aplicada – O conhecimento a serviço do envelhecimento exitoso.

Vagas – 15

Curso aberto ao público de todas as idades

Data/horário: Terça-feira / 09h – 11h

Objetivos: Debater o conhecimento atualizado sobre a Gerontologia Aplicada e divulgar o emprego de seus conceitos para elevação da autonomia e do bem-estar de pessoas que se encontram no processo de envelhecimento.

Italiano Conversação

Pré-requisito: Ter cursado no mínimo dois semestres de Língua Italiana.

Vagas – 25

Data/horário: Segunda-feira / 10h – 11h:30

Objetivos: Proporcionar aos alunos um ambiente favorável à conversação e prática da língua italiana.

GRUPO B – INSCRIÇÕES DIA 23 DE JULHO DE 2019

Oficina de Teatro

Vagas – 30

Data/horário: Terça-feira / 14h – 16h

Objetivos: Incentivar a memória, a expressão corporal, a postura, a leitura e interpretação de textos, a dança e o improviso para a descoberta de valores e talentos.

Cultura e Arte Italiana

Vagas – 30

Data/horário: Sexta-feira / 10h – 12h

Objetivos: Conhecer aspectos relevantes da arte e cultura italiana. Resgatar características da imigração italiana  no Brasil e refletir sobre as diferenças culturas entre as culturas Italiana e Brasileira.

Yoga para a Terceira Idade

Data/horário: Terça-feira / 15:15h – 16:15h

Objetivos: Oferecer uma vivência de prática de Yoga em grupo.

Oficina Dança e Movimento na Terceira Idade

Data/horário: Terça-feira / 14h-15h

Objetivos: Exercitar a expressão corporal e a criatividade através da dança, proporcionando a participação igualitária das pessoas em grupo.

Inglês Básico

Pré-requisito: Ter cursado no mínimo dois semestres de Língua Inglesa.

Data/horário: Sexta-feira / 09h – 11h

Objetivos: Desenvolver a prática e compreensão da língua Inglesa em nível básico por meio da pronúncia, gramática e vocabulário da língua Inglesa.

Oficina da memória: Um enfoque nas atividades cotidianas

Vagas – 10

Data/horá: Segunda-feira / 15h – 16:30h

Objetivos: Estimular os componentes cognitivos, como a memória, atenção e função executiva, favorecendo assim um melhor desempenho de suas atividades cotidianas, para que o idoso mantenha sua autonomia e independência.

GRUPO C – INSCRIÇÕES DIA 24 DE JULHO DE 2019

Italiano Através da gastronomia do Bel Paese

Pré-requisito: Ter cursado no mínimo dois semestres de Língua Italiana.

Vagas – 25

Data/horário: Sexta-feira / 10h – 11:30h

Objetivos: Desenvolver o conhecimento da língua e cultura italiana por meio da Gastronomia e da Culinária. O curso é estruturado a partir de algumas das principais receitas e pratos típicos.

Mindfulness e Yoga

Vagas – 40

Data/horário: Quarta-feira / 08:00h – 09:15h

Objetivos: Proporcionar práticas de mindfulness e Yoga em grupo, propiciando experiência e conhecimentos de promoção da saúde, prevenção e autocuidado.

Histórias da Música Popular no Brasil – Paulinho da Viola, João Bosco e Elza Soares

Vagas – 35

Data/horário: Terça-feira / 14h – 16h

Objetivos: Escutar, ler e discutir a respeito de movimentos, canções, personagens e estudos envolvidos na produção da música popular no Brasil, nos séculos XX e XXI, com destaque aos artistas: João Bosco, Elza Soares e Paulinho da Viola.

Biodanza

Data/horário: Quarta-feira / 09:45h – 11:30h

Objetivos: Explorar a linguagem corporal, em suas múltiplas expressões e experiências nas relações consigo mesmo e com o outro, com vistas a compreensão e percepção qualificada do movimento.

Dança para iniciantes: Alegria da Alma

Vagas – 20

Data/horário: Segunda-feira / 13:30h – 15h

Objetivos: Praticar a expressão corporal e a criatividade através da dança, proporcionando a participação igualitária das pessoas em grupo.

Inglês Iniciante – Turma 2

Data/horário: Quarta-feira / 09h – 11h

Objetivos: Iniciar o aluno na prática e compreensão da língua Inglesa, e introduzir a pronúncia, gramática e vocabulário básico da língua Inglesa