XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e XIV Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior

22/06/2017 10:47

A Drª Lúcia Hisaki Takase, fundadora do NETI em 1982, vai participar do XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e XIV Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior  2017 como moderadora de uma mesa redonda com o tema “Educação Permanente: Vivendo e Aprendendo”, juntamente com as palestrantes Drª Meire Cachioni, Drª Angela Maria Alvarez e Drª Silvia Virgínia Coutinho Areosa.

Ainda não se inscreveu para o Fórum? Aproveite os valores promocionais até o dia 31/07 e inscreva-se: forumncti.com.br/inscricoes

NETI no Circuito FAM de Cinema

26/05/2017 14:56

Descentralizar e democratizar o acesso às produções de cinema do Mercosul para todo o público, sempre com entrada gratuita, esse é o lema do Circuito FAM de Cinema que no mês de maio vai exibir os filmes Vencedores do 20º Florianópolis Audiovisual Mercosul.

O Circuito FAM de Cinema 2017 está dividido em cinco programas diferentes com os filmes eleitos pelo Júri Oficial e Popular no FAM do ano passado, inclui 11 curtas e dois longas-metragens, com programação adulto e infantojuvenil.

Com a presença de 30 pessoas o NETI apresentou no dia 24 de maio a Sessão 5 dos Vencedores da Mostra de Curtas Mercosul e Catarinense.

O grande premiado do FAM 20 anos e de diversos Festivais Rosinha , de Gui Campos, conta a história de amor que já chegou a terceira idade.Uma comédia com D.E.U.S , de Rafael Costa e muita cultura de comunidades nativas em Las musas de pogue, de Germán Arango e Buracão , de Teka Simon e Camila Oliveira, tem classificação indicativa de 14 anos e duração de 80 minutos.

A programação completa está disponível no www.famdetodos.com.br

 

Lançamento de curta metragem com debate sobre deficiência

26/05/2017 14:55

Com a presença de cerca de 50 pessoas foi lançado no dia 19 de maio, às 14 horas, no auditório do Centro Sócio-Econômico da UFSC, o filme  Ana e Gerthe, realização do NETI com a TVUFSC. O filme fala de reencontro de amigas, adoção e deficiência intelectual.

O curta contou com Zeca Nunes Pires na supervisão e apoio, a direção de Irene Baldacin, a mesa de som  e edição de George Hamilton Rodrigues; roteiro com revisão de Maria Emília Azevedo. Teve o apoio institucional da APAE de Florianópolis.

Após a projeção do filme realizou-se um debate sobre cinema e deficiência. Os debatedores foram: Zeca Pires – TV UFSC; Irene Baldacin – diretora do filme; Elizabeth Teresa Donato das Neves – Presidente da APAE Florianópolis; Juliana Balbinot Reis Girondi –  pelo Grupo de Estudos sobre Deficiência e Envelhecimento do NETI e Mônica Joesting Siedler, roterista e atriz do filme.

O filme faz parte do macroprojeto de pesquisa intitulado: “A Rede de Atenção à Saúde e de Suporte Social à Pessoa Idosa com Deficiência na Grande Florianópolis e as Tecnologias de Cuidado”, coordenado pelas Profs Dra Juliana Balbinot Reis Girondi e Dra Jordelina Schier.

Maslova Maragno atuou como uma das personagens do título, serviram de figurantes ex-alunos do Cinedebate em Gerontologia : Maria Lorenzetti, Nestor José Rech, Raquel Liberato, Sylvia Maria de Souza e Felipe Menegassi de Sales.  Atuaram no curta também Vera com o filho Guilherme Mendonça, Natalia Siedler Costa e outros alunos da APAE de Florianópolis.

Os casacos usados pelas atrizes foram emprestados da coleção da Vellum Malhas que teve cenas rodadas no Mercado Sehat, no Campeche .

 

NETI participa da Semana da Enfermagem do Instituto Federal de Santa Catarina

26/05/2017 14:49

Mônica Joesting Siedler, Socióloga, especialista em Gerontologia e Mestre em Enfermagem, que faz parte da equipe do NETI fez uma palestra no dia 18 de maio sobre Cinedebate na Semana da Enfermagem e Primeiro encontro de ex-alunos do Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Santa Catarina.

 

http://florianopolis.ifsc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1760:semana-da-enfermagem-celebrou-os-15-anos-do-curso&catid=44:noticias&Itemid=134

 

Seminário Reflexivo Compromisso Social e Envelhecimento

11/05/2017 09:53

Foi realizado no dia 8 de maio o Seminário Reflexivo Compromisso Social e Envelhecimento do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica/CFMAG com objetivo de integração dos conteúdos trabalhados no semestre.

Estiveram presentes cerca de 40 pessoas incluindo a Coordenadora do NETI e professora do Curso Jordelina Schier,  a coordenadora do CFMAG Maria Cecília Godsfriedt,  Leilane Rosa, Alexandra Silva, Léo Staud e Mônica Joesting Siedler. Apresentaram trabalhos vinculados as disciplinas ministradas os alunos do CFMAG, também se fizeram presentes os participantes do Projeto Intercâmbio Comunitário em Gerontologia.

Aula inaugural do NETI 2017.1

20/03/2017 09:17

O Auditório do Centro Sócio Econômico (CSE) da UFSC ficou lotado na aula inaugural para assistir o professor Irineu Manoel de Souza que falou sobre o Papel da Cidadania na Sociedade e nas Universidades.

A coordenadora do NETI apresentou o XV Fórum Nacional de Coordenadores da Projetos de Terceira Idade e XIV Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior a realizar-se de 3 a 6 de outubro que já estão com as inscrições abertas no site  http://forumnctineti2017.ufsc.br/inscricoes/.

O grupo de canto Vozes da Ilha do CENETI encantou a todos os presentes com as canções de boas vindas para o semestre 2017.1.

aula inauguralUntitled collage

Homenagem ao Projeto Intercâmbio Comunitário em Gerontologia pela LBV

09/03/2017 09:32

Crianças do programa Legião da Boa Vontade/LBV de Florianópolis Criança Futuro no Presente prestaram uma homenagem ao Projeto Intercambio Comunitário em Gerontologia do NETI. As crianças estavam acompanhadas pela educadora Letícia dá Silva e Derli Francisco do relacionamento institucional. Esse programa, assessorado pelo Projeto Intercâmbio Comunitário em Gerontologia nos aspectos do envelhecer,  atende 150 crianças na faixa de 6 a 15 anos e contribuí por meio de atividades que despertem habilidades e potencialidades em ambientes seguros e saudáveis onde estão protegidos do trabalho infantil, dos vícios e dos perigos das ruas; promovam a vivência de valores e integrem a família.

LBV 2017 LBV  mar 2017