Apresentação

 

O Centro de Estudantes do NETI (CENETI) representa os estudantes do NETI-UNAPI. Foi fundado em 23 de novembro de 1994 como uma entidade sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Se ampara na Lei 8.842/94 – Política Nacional da Pessoa Idosa. Surgiu para atender a demanda dos idosos, como também para formalizar os direitos das pessoas idosas.  O CENETI visa garantir a autonomia, integração e participação efetiva como instrumento de cidadania. 

Objetivos

  • Proporcionar aos seus associados, atividades de caráter social, desportivo e cultural promovendo a integração entre os alunos do NETI-UNAPI;
  • Buscar o aperfeiçoamento constante das condições de ensino continuado e o desenvolvimento cultural, social, político e desportivo dos estudantes da terceira idade onde os alunos possam ter crescimento, entretenimento saudável e produtivo;
  • Reivindicar o aperfeiçoamento do direito das instituições e das ações governamentais com respeito ao amparo à terceira idade para que toda a população hoje e no futuro, goze de justiça e igualdade social.

Diretoria eleita em 22/11/23
Maria Elisabeth Goidanich- Presidenta
Bernadete Olivia Barbosa- Vice presidenta
Maria Graciela Baigorria- Diretora Financeira
Ivonita Di Concilio- Diretora Cultural
Maria Elisete Alves Pires- Diretora Administrativa Conselho Fiscal
Urilda Coutinho
Isolete Voltolini
Janilda Nicolodi Pereira
Mirian Pizolati Cardoso
Maria Thereza Goulart Dubus
Derio Lazzaretti

Como participar

Poderão ser associados do CENETI, todos os estudantes regularmente matriculados no NETI-UNAPI/UFSC.

Atendimento

Segunda a sexta (conferir horário com o próprio CENETI).

CENETI – Centro de Estudos da Terceira Idade do NETI-UFSC

Endereço

Av. Desembargador Vitor Lima, 145

Campus Universitário – Trindade
Florianópolis – SC – Brasil
CEP 88.010-970

Contatos

e-mail: ceneti.neti@gmail.com

Telefone do CENETI: 3721-2988

Instagram: @ceneti.neti

Facebook: @cenetineti

  •  Você que é estudante ou egresso do NETI-UNAPI?

Entre para o grupo de WhatsApp direcionando sua câmera para o QR-Code abaixo:

GRUPOS QUE PERTENCEM AO CENETI:

A Hora da História: 

O Curso Contador de Histórias foi aprovado em 1997.

O nomes do grupo: “Era Uma Vez”, “Vovó Conta Histórias” e em 2005 o curso passou a ser denominado de “A Hora da História” .

À medida que o Curso se desenvolvia, muitos estudantes se encantavam com a Contação de Histórias, começaram a escrever histórias, muitos destes, tornando-se escritores e lançando seus próprios livros. O Grupo começou a sair e encantar, visitando a comunidade.

De 2005 a 2011, José Manoel Carvalho Lima, nosso querido Zé Manoel foi o coordenador do grupo.

Em 2012, nós formandas do Curso Contador de Histórias de 2011, demos continuidade ao trabalho do Zé Manoel, afastado por motivo de saúde.

Mais contadores foram agregando o nosso grupo e continuamos a serviço de contar e encantar.

Coral vozes da Ilha

Fundado em 2008 pela Eddy Frantov que ainda é coordenadora do grupo. Dentro do Grupo há subgrupos que também são ligados ao canto: Seresta, Açoriano, Asa Branca, SambaNETI e Carmem Miranda.

Encontram-se todas as sextas-feiras das 14h às 16h no Centro Ecumênico da UFSC, campus UFSC, Trindade.

Para participar é necessário ter 50 ou mais, não necessita de experiência prévia no canto. É preciso apenas comparecer aos ensaios.

Curiosidade: Hino do NETI/UNAPI foi composto pela Sr.ª Diana Pinheiro em 2002.

Grupo de Encontros Culturais (GEC)

Fundado em 2016 pela Maria Aparecida Ferreira (Cida). O objetivo é possibilitar a experiência fílmica como instrumento de educação e desenvolvimento do pensamento crítico.

Encontram-se quinzenalmente às segundas-feiras na Biblioteca Central da UFSC.

Para participar é necessário comparecer e conversar com a Sr.ª Cida.

Abelhinhas Artesãs

Fundado em 2018 pela Eddy Ferreira Frantov ainda coordenadora do grupo. O grupo produz vestimentas para recém-nascidos, gorros e meias para pessoas em tratamento de câncer. Esse material é doado a instituições.

Encontram-se semanalmente às terças-feiras das 14h às 17h.

Para participar é necessário conversar com a coordenadora, não é preciso experiência prévia.

Blog integraNETI

Fundado em 2017 pelos estudantes do Curso de Formação de Monitores de Ação Gerontológica (CFMAG). É coordenado atualmente por uma das fundadoras do blog Vanda Araújo. A Vanda é responsável pela cobertura dos eventos, atividades e demais acontecimentos que ocorrem no NETI-UNAPI. A partir disso, ela fotografa, redige os textos e publica no blog para ser veiculado online. Toda ajuda é bem vinda!

Para participar é necessário gosto pelo mundo on-line e entrar em contato pelo e-mail do NETI-UNAPI: neti@contato.ufsc.br

Sentiu curiosidade?

Dá uma olhada no blog integraNETI http://integraneti.blogspot.com/

Teatro Estamos Aí

Em agosto de 2022 começou a Oficina de Teatro do NETI-UNAPI. Essa oficina finalizou o ano com uma apresentação para a comunidade que ficou à vontade de fazer mais Teatro. Veio a ideia por meio de um dos integrantes da Oficina de fazer o Grupo de Teatro vinculado ao NETI-UNAPI/CENETI, sendo coordenado pela Dione de Freitas. A partir de março de 2023, então, além da Oficina de Teatro estamos fazendo ensaios com o Grupo, composto de pessoas que já fizeram a Oficina e mostraram interesse em trabalhar mais intensamente.

Encontram-se às 5as feiras às 13h no Teatro Carmen Fossari. Queremos discutir temas relevantes, levar para a outros lugares dentro e fora da cidade, fazer rir e mostrar o quanto é maravilhoso fazer, assistir e viver a arte teatral.