Apresentação NETI-UNAPI

A Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (UNAPI) oferece diversas atividades e oficinas que estimulam a mente, corpo e a sociabilidade das pessoas idosas. Seu funcionamento diário  faz o NETI-UNAPI ser referência no atendimento às pessoas idosas. Com programações que vão desde artesanato a Educação de Adultos, muitas das áreas da vida dos idosos que frequentam a Universidade Aberta são desenvolvidas com o objetivo de promover bem estar e novos aprendizados ao longo da vida.

Toulouse foi a primeira universidade voltada para as pessoas idosas,  na França, na década de 60. Seu objetivo  era atender pessoas aposentadas e idosos com vontade de aprender, mas que não tiveram oportunidade de ingressar em uma graduação em outra etapa de sua vida. Esse programa foi desenvolvido por professores que ajudaram na formação da UNAPI por meio de conferências e seminários que contou com temáticas diversas de assuntos como: artes, literatura, questões sociais e relações internacionais.

Depois da criação da UNAPI, diversas universidades começaram a surgir e se espalhar pelo mundo, inclusive na América do Sul. No Brasil, foram criados os primeiros programas de caráter educativo para os mais velhos. Foi na década de 1960 e 70 que o SESC de São Paulo aderiu à iniciativa e inaugurou no país, essa nova modalidade de ensino voltado exclusivamente para as pessoas idosas.

Na Universidade de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, teve início em 1982 o NETI, Núcleo de Ensino da Terceira Idade.  Desenvolvendo ações de extensão voltadas às pessoas idosas, passou a ser considerado o primeiro programa brasileiro com características de Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (UNAPI) do Brasil.

O NETI-UNAPI foi fundado pela professora doutora Lúcia Hisako Takase, especialista em gerontologia e pela professora Neusa Mendes Guedes (em memória), assistente social e especialista em gerontologia. Com maestria, as duas professoras conseguiram consolidar os objetivos do NETI-UNAPI e prosperar o núcleo.

Fundamentado em três pilares por extensão, ensino e  pesquisa, promove projetos de intervenção para a comunidade, centro de estudos e elaboração e participação em projetos de pesquisa, respectivamente. Os fundamentos pedagógicos configuram-se em propiciar aos idosos troca de experiência, sociabilidade e resgate da cidadania. Bem como, promove ambiente universitário, multidisciplinar e intergeracional. Além de ter os moldes firmados em uma modalidade de educação permanente de natureza não formal, sem a intenção de certificar ou profissionalizar os alunos idosos. 

 

Texto produzido: Enfermeira Bárbara Tavares, coordenadora do NETI-UNAPI Ana Maria Justo e a bolsista Lethícia Siqueira (acadêmica Jornalismo UFSC) em 2022-2023.

Informações e fotos extraídas do arquivo histórico do NETI-UNAPI e consulta informal a diversos estudantes e egressos do NETI-UNAPI.

Revisado pela equipe do NETI-UNAPI: Ângela Maria Alvarez, Michele Medeiros, Carolina Machado Castelli, Augusto Domingues e Deise Rateke.