Aula Inaugural NETI 2022-2

02/09/2022 15:14

 “Como tornar Florianópolis uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa?”

.

Na tarde do dia 25 de agosto de 2022, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) realizou no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Aula Inaugural do semestre 2022-2, intitulada “Como tornar Florianópolis uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa?”, proferida pelo Fisioterapeuta, Doutor e Consultor em Gerontologia Paulo Adão MedeirosA capacidade máxima do auditório foi atingida por pessoas de todas as idades, representantes da comunidade universitária (professores, alunos, servidores) e principalmente pelo público foco do evento, as pessoas idosas que participam/atuam nas várias atividades do NETI. Para este evento, foram preconizadas as recomendações vigentes da UFSC para o controle da transmissão da Covid-19.

O período da tarde foi movido por muita alegria, emoção, respeito, descontração, sendo que mais de cem pessoas se reencontraram e outras tiveram o prazer de conhecer um pouco mais a respeito “do que é uma cidade amiga da pessoa idosa” e porque não dizer: conhecer um pouquinho do NETI? 

Foto 1: auditório lotado por alunos, egressos, grupos e convidados.

     

 

Participaram da mesa de abertura o professor Alcides Milton Bastos, representando a Pró-Reitoria de Extensão da UFSC, a Sra. Zuleika Costa Ribeiro, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Florianópolis, a coordenadora do NETI, Profª Ana Maria Justo e o Presidente do Centro de Estudantes do NETI (CENETI), Sr. Pedro Rogério Martins.

Foto 2: mesa de abertura.

O professor Alcides Milton Bastos destacou a transição demográfica e a importância de se olhar com atenção para as pessoas com 60 anos ou mais, bem como refletirmos sobre um novo olhar para as Instituições de Longa Permanência (ILPI), pois o idoso de hoje é mais ativo, consciente de seus direitos e deveres.

 A Sra. Zuleika Costa Ribeiro falou da parceria e dedicação do Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis para construir uma “cidade amiga da pessoa idosa”, além de ter parcerias com o NETI e de sua disposição para auxiliar a respeito do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e da legislação relativa à pessoa idosa. Abordou a importância das pessoas idosas participarem das ações no Conselho. 

A coordenadora Ana Maria Justo trouxe muita comoção com sua chegada e destacou que deseja contribuir muito com o NETI, mas claro, com a ajuda de seus colaboradores (Agnaldo, Augusto, Arony, Bárbara, Carol, Deise, Ian, Mazi e Michele, além da doutoranda de Design da UFSC Franciele e da estagiária Ana Júlia), dos estudantes, egressos e grupos do NETI e da PROEX/UFSC. Lembrou que o NETI foi o programa pioneiro no Brasil a propor atividades especialmente voltadas à população idosa dentro de uma universidade. Articulando atividades de ensino, pesquisa e extensão, tornou-se uma referência na área da gerontologia brasileira. Falou que “estar à frente do Núcleo, em especial neste ano em que completamos 40 anos de história, é uma grande honra”. Conheceu o NETI como estudante de graduação, realizando atividades de pesquisa neste espaço. Anos depois, já como professora da UFSC, encontrou no NETI parceria para desenvolver projetos de pesquisa, extensão e estágio obrigatório para formação em Psicologia. Neste momento, traz na sua coordenação o respeito à sua sólida trajetória, o seu carinho e a sua dedicação. Destacou que a pandemia da Covid-19 trouxe um momento muito difícil, pois ainda sofremos com os seus efeitos no dia-a-dia do NETI.  Sua fala trouxe esperança em tempo de dificuldades: “Voltamos a ofertar atividades presenciais em abril deste ano, num NETI muito diferente daquele de 2019. O número de pessoas que frequentam as atividades socioeducativas reduziu-se à metade; temos menos atividades oferecidas; temos grupos que quase se extinguiram. As confraternizações são mais ‘tímidas’, os cuidados são muitos. Gradualmente, recuperamos estudantes, facilitadores, grupos. E temos ainda muito pela frente… Mas convido vocês a olharmos para esse momento com o olhar que damos na Psicologia às perdas decorrentes do processo de envelhecer: muitas delas são inevitáveis.  E com o manejo de recursos pessoais e ambientais adequados, essas perdas também são promotoras de desenvolvimento, elas desenvolvem nossas potências. Assim, convido vocês para direcionarmos nossas energias às potências do NETI; às potências dos nossos encontros, à potência deste momento.” Destacou a comemoração dos 40 anos de existência do NETI, que será festejada simbolicamente em 18 de novembro de 2022. 

O Sr. Pedro Rogério Martins lembrou que o CENETI tem papel social, fiscalizador e também científico dentro do NETI  e da universidade, buscando sempre melhores condições para o estudante idoso, bem como discutir sobre todas as questões vigentes na sociedade que permeiam o mundo do idoso. Destacou que o CENETI tem uma agenda de programações para o segundo semestre para que os estudantes do NETI busquem espaço e participem. 

 

A mestre de cerimônias e Enfermeira, Bárbara Tavares do NETI, traz em sua fala a importância dos trabalhos de professores e de facilitadores que atuam no NETI, bem como o retorno gradual dos mesmos. Lembra que temos as oferta de várias atividades socioeducativas e que, em geral, a abertura do Edital para realizar as inscrições acontece no meio e no final do ano letivo da UFSC. É preciso ficar atento para a publicação no site do NETI, meio oficial de informes. Também convida pessoas para serem voluntários nessas atividades, bem como fez o convite à vinda de novos estudantes. Falou a respeito do Grupos do CENETI que atuam no NETI, como: Artesanato Abelhinhas, Coral Vozes da Ilha, Blog IntegraNETI, Grupo de Encontro Culturais, e que eles fazem parte do contexto histórico do NETI e que a participação de todos move o NETI para a sociedade. Durante a fala destacou o que cada Grupo contribui e/ou precisa de ajuda para se manter: como doação de lã, linha, tecidos, botões para o Grupo de Artesanato Abelhinhas; o ensaio do Grupo Coral Vozes da Ilha todas às sextas-feiras, a partir das 14h no Centro  Ecumênico da UFSC; a expertise e habilidade da Vanda do Blog integraNETI, mesmo estando em Salvador; a importância do debate realizado pelo GEC a respeito de filmes, por exemplo. Todos sempre precisam de novos integrantes, pois é um prazer vermos novas pessoas atuando. Falou do Grupo 5 de Maio que foi o pioneiro do NETI e que teve muita empolgação e aplausos por parte dos integrantes e da plateia. 

 

Ah! Claro, a Bárbara destaca que não poderíamos esquecer dessa atividade! 

A presença da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino fundamental, e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), ensino médio, dentro do NETI é mais que fundamental, visto que essas professoras fazem um trabalho de “tirar o chapéu”, contribuem para o envelhecimento saudável e com mais esperança para cada pessoa idosa que, antes de iniciar seus estudos, via-se à margem da sociedade e que, agora, sentem a esperança de frequentar as atividades socioeducativas, os Grupos do NETI, bem como o CENETI e até mesmo cursos técnicos ou superiores. Essa é uma parceria entre Prefeitura Municipal de Florianópolis (EJA) e Governo do Estado de Santa Catarina (CEJA). Esses estudantes são pessoas com 50 anos ou mais e que tiveram problemas/dificuldades para retornar, ou até mesmo, iniciar seus estudos no passado. É uma honra tê-los conosco. Para se inscrever na EJA precisa ter 50 anos ou mais e conversar com as professoras responsáveis no próprio NETI, em qualquer época do ano. Para o CEJA é preciso ter 50 anos ou mais, ter terminado o ensino fundamental,  precisa entrar em contato com o CEJA por meio do telefone  (48) 3665-5637 e solicitar que deseja estudar no próprio NETI. Caso contrário , a pessoa fará parte do grupo de estudantes no CEJA do Centro de Florianópolis.

 

Uma participação mais que especial foi a apresentação do Grupo de Canto VOZES DA ILHA. Atualmente, coordenado pela Sra.a Eddy Frantov, o grupo reserva as tardes de sexta-feira, às 14h, para ensaiar. O regente do coral Vozes da Ilha é o prof. Nilzon Aguiar.

A plateia foi ao êxtase! Muita cantoria, e porque não dizer, dança, festa e um novo olhar para o retorno das aulas e de todas as atividades dentro do NETI e da UFSC! Viva o NETI! Eles tocaram músicas que foram dos Beatles ao Hino do NETI. Para muitas pessoas, ouvir o hino foi como conhecer um pouco mais da potencialidade que as pessoas idosas podem desenvolver. Podemos dizer (é claro!) que isso ajuda no combate ao idadismo! 

Foto 3: Grupo Coral Vozes da Ilha.

 

Nossa aula foi marcada por muito respeito, carinho por todos e porque não dizer pelo nosso palestrante Fisioterapeuta e Doutor Paulo Adão Medeiros, pois ele não pôde estar presencialmente, devido testar positivo para a Covid-19,  mas, mesmo assim, fez questão de proferir sua aula de maneira on-line e trazer muita novidade a respeito do tema “Como tornar Florianópolis uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa?”. Paulo destacou que ao mesmo tempo em que as cidades crescem, aumenta o número de residentes com 60 anos ou mais, o que acarreta muitos desafios para a sociedade, o Governo e o Poder Público. Nesta perspectiva, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lança o Guia Global Cidade Amiga do Idoso. Com essa visão, foi instituída pelo Decreto nº 9.328, de 03 de abril de 2018, a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) sendo uma iniciativa do governo federal com a participação de vários ministérios e em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)/OMS. No ano de 2018, o município de Florianópolis fez adesão à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI). A partir de então, vem despendendo esforços para sistematizar o trabalho que já vem sendo desenvolvido e identificar oportunidades de melhoria. Assim, foi instituído o Comitê Gestor da EBAPI, foram realizadas capacitações, divulgações e foi organizado o processo de diagnóstico municipal sobre a situação da população idosa. Falou que para a cidade de Florianópolis foi traçado como objetivo desse diagnóstico investigar a realidade do município em relação à situação da população idosa e identificar a atuação do poder público e sociedade civil organizada no atendimento a essa população. Após definir o diagnóstico, foi realizada a síntese demonstrando os principais pontos fortes e aqueles que merecem maior atenção para a realização de melhorias. Os diagnósticos analisados foram: ambiente físico; transporte e mobilidade urbana; moradia; participação efetiva da pessoa idosa na sociedade, participação cívica e emprego; respeito e inclusão social; comunicação e informação; oportunidades de aprendizagem; saúde, apoio e cuidado. Conclui-se que este diagnóstico é apenas o início para instrumentalizar a gestão pública e os órgãos de controle social. Ao final, a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Florianópolis frisou a importância da participação da pessoa idosa para a construção da Cidade Amiga da Pessoa Idosa. Ela também deixou três exemplares do Livro da ASAPREV para serem sorteados ao longo da aula inaugural. Agradecemos pela gentileza! 

Foto 4: Palestra on-line do Dr. Paulo Medeiros.

 

Outro ponto em destaque durante a aula inaugural foi a participação ativa de todos os servidores técnico-administrativos do NETI/UFSC. Eles foram essenciais desde a recepção, organização, orientação e muita alegria. Nossos colegas foram essenciais: Ana Júlia (estagiária), Augusto (auxiliar em administração), Bárbara (enfermeira), Carolina (pedagoga), Deise (técnica em assuntos educacionais), Michele (enfermeira). Além dos trabalhadores terceirizados que atuam no dia a dia do NETI: Ihan, Agnaldo e Sra. Mazi. Sem eles, nada poderia acontecer! Agradecemos pela nova coordenadora! Agradecemos também pela ajuda da doutoranda em Design da UFSC Franciele Forcelini. 

Foto 5: equipe NETI.

 

Diante de tudo isso, a Bárbara pôde falar de mais alguns informes e encerramos a aula inaugural com um convite para um delicioso café da tarde com todos os presentes!

Foto 6: fotos do evento.

 

 

Agradecemos a participação e contamos com o apoio de todos e todas! 

Quando eu cuido de mim, eu cuido de você! ✋💦🧼😷💉

Equipe NETI 💙🧡💚 

 

*Texto criado pela Enfermeira Bárbara e revisado pelos demais servidores do NETI. Fotos cedidas pela doutoranda de Design da UFSC Franciele Forcelini, Diretora Financeira do CENETI Janete Alexandre Becker e servidores do NETI. 

**Para ver mais fotos ou vídeos acesso nossas redes sociais:

Instagram https://www.instagram.com/neti.ufsc/

Facebook: https://www.facebook.com/netiufsc/