Lançamento de curta metragem com debate sobre deficiência

26/05/2017 14:55

Com a presença de cerca de 50 pessoas foi lançado no dia 19 de maio, às 14 horas, no auditório do Centro Sócio-Econômico da UFSC, o filme  Ana e Gerthe, realização do NETI com a TVUFSC. O filme fala de reencontro de amigas, adoção e deficiência intelectual.

O curta contou com Zeca Nunes Pires na supervisão e apoio, a direção de Irene Baldacin, a mesa de som  e edição de George Hamilton Rodrigues; roteiro com revisão de Maria Emília Azevedo. Teve o apoio institucional da APAE de Florianópolis.

Após a projeção do filme realizou-se um debate sobre cinema e deficiência. Os debatedores foram: Zeca Pires – TV UFSC; Irene Baldacin – diretora do filme; Elizabeth Teresa Donato das Neves – Presidente da APAE Florianópolis; Juliana Balbinot Reis Girondi –  pelo Grupo de Estudos sobre Deficiência e Envelhecimento do NETI e Mônica Joesting Siedler, roterista e atriz do filme.

O filme faz parte do macroprojeto de pesquisa intitulado: “A Rede de Atenção à Saúde e de Suporte Social à Pessoa Idosa com Deficiência na Grande Florianópolis e as Tecnologias de Cuidado”, coordenado pelas Profs Dra Juliana Balbinot Reis Girondi e Dra Jordelina Schier.

Maslova Maragno atuou como uma das personagens do título, serviram de figurantes ex-alunos do Cinedebate em Gerontologia : Maria Lorenzetti, Nestor José Rech, Raquel Liberato, Sylvia Maria de Souza e Felipe Menegassi de Sales.  Atuaram no curta também Vera com o filho Guilherme Mendonça, Natalia Siedler Costa e outros alunos da APAE de Florianópolis.

Os casacos usados pelas atrizes foram emprestados da coleção da Vellum Malhas que teve cenas rodadas no Mercado Sehat, no Campeche .