A Hora da História

O Curso de Monitores da Ação Gerontológica foi criado em 1991. Em 1995, as estudantes Adélia, Arlene, Avete, Léa, Lurdes, Lurdinha, Vilmae Zely, fizeram seu estágio de conclusão do curso com a Contação de Histórias. Este grupo recebeu o nome de “ PIRULITOS E BALÕES”.

Depois de concluído o curso e feito o estágio saíram a contar histórias e se organizaram para criar o CURSO DE CONTADOR DE HISTÓRIAS.

Este curso foi aprovado em 1997, com as professoras Virgínia Grunewald e Eloá Caliari Vahl.

O grupo originalmente “PIRULITOS E BALÕES” passou a se chamar ‘ERA UMA VEZ”.

As contadoras Amarides, Alice, Elly e Lauri, mudaram o nome “ERA UMA VEZ” para “VOVÓ CONTA HISTÓRIAS”.

Por indicação da Prof. Virgínia, Isabel Cristina Borges, assume junto a Prof. Eloá, o curso CONTADOR DE HISTÓRIAS.

A medida que o curso se desenvolvia, muitos alunos encantados com a contação de histórias, começaram a escrever histórias, muitos destes, tornando-se escritores e lançando seus próprios livros.

O grupo começa então sair para contar e encantar, visitando a comunidade.

Em 2005 o nome do grupo passou a ser ‘A HORA DA HISTÓRIA”. Autora da música e letra do hino da “A HORA DA HISTÓRIA”, Tiana Barros.

Criadora da logomarca, Emily Marengo Costa.

Como cordenador da “ A HORA DA HISTÓRIA” de 2005 a 2011, José Manoel Carvalho Lima (Zé Manoel).

Em 2012, um grupo de formandas do CURSO CONTADOR DE HISTÓRIAS 2011, deu continuidade ao trabalho do Zé Manoel, afastado por motivos de saúde.

Este grupo continua na ativa. A coordenadora desde 2012 é Dulcirene Grein Ferreira (Dulce). Fazem parte deste grupo desde 2012 as contadoras, Abdúlia Medeiros da Silva, Ana Márcia Medeiros Jabor, Eulina Medeiros, Maria José Amorim da Silva, Margarete Leopoldo de Mello, Myrna Evelise Nascimento Andriani, Selma Clemes Kulkamp. Em 2013 Sônia Maria Rodrigues de Magalhães entra no grupo. Em 2016 ganhamos mais duas contadoras Andréa Rihl Gomes e Maria Helena Abonízio. Mária de Fátima Mota Zampieri entra para ser a mais nova integrante do grupo em 2018.