Grupo de Estudos em Gerontologia Educacional (GEGE)
Sobre o grupo
O Grupo de Estudos em Gerontologia Educacional (GEGE) é um projeto de extensão vinculado ao NETI-UNAPI – a Universidade Aberta para as Pessoas Idosas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Criado em 2021, o GEGE é formado por servidoras, professoras e estudantes (graduação e pós-graduação) da UFSC e outras instituições, além de professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Florianópolis.
Sua primeira ação de extensão aconteceu de 2021 a 2025 e, atualmente, o grupo se dedica ao seu segundo projeto (2025-2027), cujos objetivos são apresentados a seguir.
Objetivo (projeto atual 2025-2027)
O GEGE busca promover a troca de conhecimento sobre a temática da educação e envelhecimento humano, estimulando reflexões acerca das atividades acadêmicas e profissionais dos(as) participantes. O grupo desenvolve e discute temas relativos à gerontologia educacional visando incentivar estudos voltados à pessoa idosa e o pensamento crítico nesse campo de conhecimento.
Objetivos específicos
- Propor, estudar e discutir temas e obras relevantes para a construção de um repertório crítico coletivo, com ênfase em textos como A Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e A Velhice, de Simone de Beauvoir, entre outros que dialogam com a gerontologia educacional, incluindo questões multidisciplinares como idadismo, políticas públicas, gerontologia social, inclusão digital, ambiente, corpo e espaço.
- Favorecer o intercâmbio de experiências e o fortalecimento de redes de cooperação entre participantes, instituições e profissionais atuantes nos campos da educação e do envelhecimento.
- Estimular a produção, o mapeamento e a divulgação de estudos, pesquisas, materiais e práticas sobre educação e envelhecimento humano, promovendo a troca de experiências.
- Apoiar o desenvolvimento de práticas acadêmicas e profissionais, incentivando a reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades no ensino e aprendizagem voltados à pessoa idosa, considerando diferentes contextos sociais e institucionais.
Funcionamento
Os encontros do grupo ocorrem quinzenalmente, de forma online (via Google Meet), e seguem um fluxo de trabalho estruturado em etapas que favorecem a participação coletiva, o diálogo e a construção conjunta do conhecimento.
As etapas do fluxo de trabalho incluem:
- Seleção de materiais de estudo
- Divisão de conteúdos e definição dos responsáveis pela facilitação
- Leituras e debates
- Sistematização e síntese dos textos estudados
- Interseção com temas de interesse dos participantes
- Propostas de dinâmicas para aprofundamento.
Participantes do grupo
Atualmente, o grupo é integrado por 9 participantes:
- Ana Lúcia Córdova Wandscheer
- Bianca Sartori Chagas
- Deise Rateke (coordenadora)
- Franciele Forcelini
- Luiza Blanto
- Michele Medeiros
- Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves
- Regina Seabra
- Renata Cantisani Rivas
Produções
Livro digital: Trabalho pedagógico e pessoas idosas: apontamentos conceituais e estratégias teórico-práticas
Este material é fruto de um processo colaborativo desenvolvido pelo GEGE em seu projeto (2021-2025). O documento apresenta apontamentos conceituais e estratégias práticas para o trabalho pedagógico com pessoas idosas, destacando experiências de atividades de extensão e ensino desenvolvidas no NETI-UNAPI.
A proposta central é oferecer suporte ao trabalho pedagógico de educadores(as) que atuam diretamente com pessoas idosas, especialmente em projetos de extensão.
- O Capítulo 1 apresenta apontamentos sobre a Gerontologia Educacional, destaca as contribuições do Paradigma Lifespan, contextualiza o papel do NETI-UNAPI e discute a inserção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nesse contexto.
- O Capítulo 2 traz o mapeamento de estratégias e atividades pedagógicas identificadas.
Este material busca servir como um recurso para a promoção do aprendizado e da inclusão social de pessoas idosas. Reforça, ainda, a importância de um compromisso coletivo com uma educação acessível, intergeracional e livre de idadismo.
A publicação tem acesso livre e está licenciada pela Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0), podendo ser compartilhada amplamente, desde que respeitados os critérios de atribuição e uso não comercial.
Acesse o material completo: https://encurtador.com.br/D2JWm