Conselho Universitário aprova calendário acadêmico para o ano letivo de 2022 com volta às aulas presenciais

16/11/2021 12:07

..

Olá alunos do NETI e comunidade,

Conforme aprovação do Calendário Acadêmico pelo Conselho Universitário da UFSC, o NETI informa que está retomando o planejamento das suas atividades presenciais para o ano de 2022.

Todas as informações de como se dará este retorno, com as datas, inscrições e atividades ofertadas serão postadas aqui no site oficial do NETI respeitando todos os protocolos de segurança a serem divulgados oportunamente pela Administração Central da UFSC.

Em tela abaixo, segue o resumo da notícia:

(O link com a notícia completa está no final deste ‘post’)

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou nesta sexta-feira, 12 de novembro, os calendários acadêmicos da graduação e da pós-graduação para o ano letivo de 2022, com a volta das aulas em forma presencial. Na graduação, o primeiro semestre de 2022 começa no dia 18 de abril e vai até 3 de agosto. Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), o calendário referencial para os diferentes regimes prevê aulas a partir de 7 de março.

Os calendários aprovados estabelecem o encerramento de todos os períodos letivos até o dia 23 de dezembro, proporcionando a volta, já em 2022, do alinhamento entre o ano letivo e o ano civil.

Na graduação, o primeiro semestre terá 16 semanas (de 18 de abril a 3 de agosto), enquanto o segundo semestre se estenderá por 18 semanas (de 25 de agosto a 23 de dezembro). Alguns dias antes do início oficial de cada semestre, haverá uma semana de integração dos estudantes, promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e outras pró-reitorias e secretarias da UFSC. Por decisão do CUn, a semana de integração poderá ainda ter eventos das Unidades Acadêmicas e de entidades estudantis e deve ocorrer em formato híbrido – presencial e remoto. Todos os eventos on-line serão gravados e disponibilizados para os estudantes.

Aulas presenciais

Para definir pelo retorno às aulas na modalidade presencial, a Prograd levou em consideração os dados que indicam uma tendência de controle da pandemia de Covid-19, a ampla cobertura vacinal dos servidores da UFSC e a “experiência bem-sucedida” na oferta de disciplinas práticas ou teórico-práticas nos cursos de graduação ao longo do segundo semestre letivo de 2021, que está em andamento.

O retorno às aulas presenciais a partir de 18 de abril de 2022 ocorrerá, “respeitados todos os protocolos de segurança a serem divulgados oportunamente, levando-se em conta o quadro epidemiológico verificado ao longo do primeiro trimestre do ano civil de 2022 e os prognósticos e orientações do monitoramento de biossegurança da universidade, assegurada a possibilidade de reversão, se necessário”, escreveu o pró-reitor de Graduação ao encaminhar a proposta do calendário à Câmara de Graduação, onde foi aprovada em reunião extraordinária no dia 3 de novembro.’

Via: https://noticias.ufsc.br/