Aconteceu no NETI-UNAPI: “Intergeracionalidade – educação sensível para o envelhecimento”

20/09/2023 15:16

Na manhã do dia 14 de setembro de 2023, o NETI – Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-UNAPI) promoveu o encontro “Intergeracionalidade – educação sensível para o envelhecimento” com estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica Tenente Almachio do bairro Tapera e coordenadores e integrantes dos grupos do NETI-UNAPI no Espaço Cultural Gênero e Diversidade (ECGD)/UFSC. A proposta do encontro surgiu do projeto “Educação para o envelhecimento” da Prof.ª Elaine Lima da Silva – socióloga com estudo de mestrado na área da gerontologia, com o objetivo de problematizar as diferentes dimensões do viver, crescer e envelhecer na contemporaneidade.

O NETI-UNAPI tem sido referência na educação permanente de pessoas idosas que buscam se manter ativas, apesar da discriminação, preconceito e estereótipo que a sociedade lhes impõe. Neste mesmo contexto, encontram-se os(as) adolescentes, que vivem um período especial de seu desenvolvimento e, em sua formação escolar, tiveram a possibilidade de experimentar o convívio com pessoas idosas, fortalecer imagens positivas sobre o processo de envelhecer, com vistas ao enfrentamento do idadismo/etarismo.

Neste encontro intergeracional foram desenvolvidas dinâmicas interativas e reflexivas com diferentes modalidades de apresentações dos grupos: “A Hora da História”, “Renascer” e o grupo de Canto “Vozes da Ilha”. O encontro contou com a participação de mais de 40 pessoas.

Os alunos da escola Tenente Almachio foram recebidos pelos servidores e grupos do NETI-UNAPI com um café da manhã. A abertura do evento foi realizada pela professora Angela Maria Alvarez, coordenadora do NETI-UNAPI, e pela professora Elaine. A manhã foi repleta de boas energias, ludicidade, vivência e trocas afetivas entre jovens e idosos, contando também com momentos de reflexão sobre o envelhecimento populacional, as experiências vividas com pessoas idosas, o preconceito e a discriminação intergeracional, além de apresentar o envelhecimento como mais uma etapa da vida que pode e deve ser experienciada de forma equilibrada, saudável e feliz.

Acompanhe mais detalhes sobre essa e outras atividades nas redes sociais do NETI-UNAPI.