Edital para Seleção de Estágio Não Obrigatório – PIBE – Enfermagem

08/02/2024 13:33

Olá,  estudantes do Curso de Enfermagem da UFSC:

Saiu o EDITAL Nº 03, DE 08 DE FEVEREIRO DE 2024 Processo Seletivo para Contratação de Estagiários Remunerados.

SELEÇÃO BOLSA PIBE – Enfermagem 2024

O NETI Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-UNAPI), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre inscrições para seleção de um(a) estagiário(a) curricular não obrigatório(a) regularmente matriculado(a) e frequente no curso de Enfermagem da UFSC para atuar na junto à Enfermeira Bárbara Tavares.

Valor da bolsa: R$ 787,98 (setecentos e oitenta e sete reais e noventa e oito centavos) para 20 (vinte) horas semanais, além do auxílio-transporte no valor de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) mensais.

Previsão de duração do estágio: de 07/03/2024 e término 28/02/2025.  (12 meses)

Carga horária: 20 horas semanais (04 horas diárias)

Turno: matutino (8h-12h) e/ou vespertino (13h-17h)

Inscrições:  2024

Requisitos:

• Possuir disponibilidade de quatro horas diárias e vinte semanais;
  • Estar regularmente matriculado(a) e frequente em um dos cursos descritos no edital;
  • Ter Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA) maior ou igual a 6;
  • Não receber outra bolsa paga pela UFSC, salvo bolsas e auxílios que visem à permanência do(a) estudante no curso;
  • Não ter realizado um total de 2 anos de estágio não obrigatório na UFSC estando matriculado em curso da mesma área de formação;
  • Não apresentar reprovação por Frequência Insuficiente (FI) no semestre anterior ou de vigência da bolsa;
  • Demonstrar boa comunicação, gostar de lidar com o público idoso, ser paciente, possuir habilidade para auxiliar na administração das redes sociais e demais meios de comunicação do NETI, possuir habilidade para criar e atualizar planilhas, relatórios e documentos.

Atividades para serem desenvolvidas durante o estágio:

• Acolhimento às pessoas idosas:

Abordagem respeitosa, compreensão das necessidades individuais e coletivas, oferecimento de ajuda, consciência da mobilidade, ambiente amigável e incluso, evitar idadismo e etarismo, incentivo da participação ativa, atenção à saúde mental, facilitação da integração social.

• Apoio em Atividades de Ensino:

Auxiliar as Enfermeiras na preparação e condução de aulas relacionadas à saúde, prevenção de doenças, cuidados com pessoas idosas, entre outros temas pertinentes.

• Participação em Grupos de Pesquisa:

Contribuir quinzenalmente no Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado em Saúde e Pessoas Idosas (GESPI), envolvendo-se em projetos que abordem questões relevantes para a saúde do idoso.

• Grupo de Apoio a Pessoas com Doença de Parkinson, seus familiares e/ou Cuidadores (GAM Parkinson):

Colaborar na organização do grupo de apoio das pessoas com doença de Parkinson, seus cuidadores e familiares, na preparação dos encontros, na participação destes (suporte emocional e informações relevantes) e no registro das atividades realizadas.

• Palestras e Workshops:

Planejar e apresentar, junto às enfermeiras do NETI-UNAPI e/ ou convidados, palestras ou workshops educativos sobre temas de saúde relevantes para os idosos, promovendo um estilo de vida saudável e a prevenção de doenças.

• Campanhas de Saúde:

Participar de campanhas de saúde, como vacinação, detecção precoce de doenças e promoção de hábitos saudáveis, veiculadas pelo NETI-UNAPI.

• Participação em Eventos Comunitários:

Participar na organização de eventos comunitários voltados para a promoção da saúde, envolvendo a comunidade de idosos e outros membros da sociedade.

• Descrição de atividades de saúde do NETI-UNAPI:

Participação na elaboração de documentos/manuscritos que descrevam e/ou façam, reflexões sobre atividades de saúde realizadas no NETI-UNAPI e/ou voltadas à pessoas idosas.

• Marketing e comunicação em mídias sociais em saúde.

Utilizar  ferramentas como Canva, o Google Drive e redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube e Whatsapp).

Cronograma do processo seletivo:

Divulgação da vaga: de 08/02/2024 a 16/02/2024

Inscrições: de 19/02/2024 a 21/02/2024
Entrevistas: 22, 23 e 27/02/2024
Divulgação do resultado: 28/02/2024

Previsão de duração do estágio: de 07/03/2024 a 28/02/2025 (12 meses)

Forma de inscrição:

Envio do Currículo Lattes, Atestado de Matrícula, Histórico e Carta de interesse de 1 página explicitando a justificativa de seu interesse no estágio (no formato PDF) reunidos num único e-mail endereçado para:  saude.neti@contato.ufsc.br e com cópia para barbara.t@ufsc.br

ATUALIZAÇÕES:

Candidatos (as), data e horário dos (as) entrevistados (as) às vagas de bolsa PIBE Enfermagem

Ações afirmativas:

Entrevistas: